Recarga de extintores.
A recarga de extintor é um processo que é realizado a cada 12 meses, ou quando o extintor é utilizado. As recargas são feitas por empresas credenciadas junto ao órgão regulamentador (IPEM).
No processo de recarga é verificado a integridade dos componentes dos extintores, tais como:
Mangueiras, Válvulas, Gatilhos, Manômetros, Oring de vedações, sifões entre outros componentes.
Existem vários tipos de extintores, com diversas classes e agentes extintores:
Extintores Veiculares:
São extintores de pequeno porte (Entre 900g a 2Kg) Obrigatoriamente com carga ABC destinado a veículos ou caminhões.
Geralmente em veículos de médio grande porte de uso Comercial/Industrial, existem 2 ou mais extintores, sendo um deles de 900g a 2Kg para a Cabine ou interior do veículo, e outro para a carroceria/Carga. O segundo tipo pode variar de 2 a 12kg, sendo de carga BC ou ABC de acordo com a carga transportada no veículo.
Extintores Portáteis:
Extintores portáteis são os utilizados em áreas comerciais, industriais, para carroceria de veículos e até em residências, são os mais comuns e indicados para combate imediato a princípios de incêndio.
Sobre rodas:
São extintores que cumprem a mesma função que os extintores portáteis porem com peso superior a 20Kg
Nesses casos eles são montados sobre rodas para facilitar o deslocamento em casos de emergências.
Todos os tipos de extintores citados acima possuem suas respectivas classes extintoras, elas são Classe A B C D e K, e cada uma possui uma indicação para utilização de acordo com o combustível do fogo.
Veja a seguir as classes e os materiais combustíveis que elas combatem:
Extintores Classe A: Extintores contendo a Classe A são indicados para incêndios em papel, madeira e os demais materiais sólidos.
Extintores Classe B: Extintores contendo a Classe B são indicados para incêndio em líquidos ou substancias inflamáveis como álcool, gasolina, óleo diesel, querosene, graxas e etc.
Extintores Classe C: Extintores contendo a Classe C são indicados para incêndios em equipamentos eletrônicos, como computadores, quadros de energia, transformadores e etc.
Extintores Classe D: Extintores de classe D são indicados para incêndios em metais pirofóricos como magnésio, selênio, potássio, lítio entre outros.
Extintores Classe K: Extintores de Classe K são indicados para incêndios em óleos e gorduras.
Além da classe extintora, conhecer o agente extintor contido no cilindro também é importante, esses são os tipos utilizados:
Água:
Água comum, pressurizada com nitrogênio.
Pó bc
Pó branco, a base de Bicarbonato de Sódio
Pó abc
É composto de Fosfato Monoamônico com tom amarelado.
Pó abc premium
Também composto de Fosfato Monoamônico com tom amarelado, porem com 90% de concentração.
Espuma
Solução de Água comum com o LGE (Liquido Gerador de Espuma), liquido a base de tensoativos fluorados, hidrocarbonos, e solventes, geralmente a proporção varia de 3% a 6% de LGE.
Co2
Gás Carbônico com 99% de pureza.